Octokit – a lib para trabalhar com o GitHub API

Muitas blibiotecas, libs, muitos projetos, apps, códigos de exemplo e tudo mais que você possa imaginar são hospedadas no GitHub. Com base nos códigos hospedados no GitHub você pode ler e aprender muitas coisas. E ainda há os Gists, trechos de código hospedados com possibilidade de serem incorporados em outras páginas na web depois.

A importância do GitHub é muita, e existe a API do GitHub onde você pode fazer muitas coisas, como ler Gists, repositórios, informações de usuários e até fazer sua app logar via conta do GitHub.

Por isso existem vários projetos open source para ajudar a trabalhar de forma rápida com a API, como os listados na página de libraries do GitHub API, apesar da existencia dessas libs existe uma oficial mantida pela equipe do GitHub chamada Octokit.

Para acessar a API de dentro da lib você precisa registrar sua app no GitHub primeiro, depois com o token de acesso utilizar para acessar a API. As informações são fáceis de usar como no exemplo da descrição da lib:


var github = new GitHubClient(new ProductHeaderValue("MyAmazingApp"));
var user = await github.User.Get("half-ogre");
Console.WriteLine(user.Followers + " folks love the half ogre!");

Fica a dica para quem quer usar a API do Github de forma fácil.

A lib é open source, na licensa MIT, e funciona no .Net Framework 4.5 ou superior e funciona também em projetos para Windows 8.1.

Categories: Uncategorized